Notícias de saúde

Estudos confirmam benefícios de exercícios aeróbicos contra fibromialgia

13 de maio de 2008 (Bibliomed). Os exercícios aeróbicos têm efeitos benéficos na redução de alguns sintomas da fibromialgia, segundo revisão de estudos realizada pela Universidade de Saskatchewan, no Canadá. A doença afeta cerca de 2% da população em geral e é marcada por dores crônicas nos músculos e ligamentos

As atividades físicas de baixo impacto, como caminhadas, natação, hidroginástica e bicicleta, são recomendações comuns para o controle da doença. E a pesquisa mostrou que os exercícios aeróbicos melhoram não apenas alguns sintomas, mas a função física do paciente.

Foram avaliados 34 estudos com um total de 2276 participantes, dentre os quais 1264 praticavam atividades físicas recomendadas pelos pesquisadores. E uma análise mais aprofundada de seis estudos indicou fortes evidências de que um programa com apenas exercícios aeróbicos, seguindo a intensidade recomendada pelo American College of Sports Medicine, tinha efeitos positivos no bem estar global do paciente, na função física, e possivelmente na dor e nos pontos sensíveis ao toque.

Os autores destacam ainda que, apesar de não estar claro se os exercícios de resistência têm os mesmo efeitos, eles também podem ter efeitos benéficos sobre os sintomas da doença.

Fonte: Journal of Rheumatology - First Release May 1 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários