Notícias de saúde

Atividades físicas podem ajudar contra a insônia, aponta pesquisa

16 de setembro de 2010 (Bibliomed). Os exercícios aeróbicos não apenas melhoram o condicionamento físico como podem melhorar o sono e o humor de pessoas que sofrem de insônia, segundo estudo da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos. De acordo com os autores, pessoas de meia idade e idosos com diagnóstico de insônia podem conseguir benefícios significativos na duração e qualidade de sono com a prática de atividades físicas regulares.

Avaliando 23 adultos sedentários com mais de 55 anos que tinham dificuldade em cair no sono ou em permanecer dormindo a noite inteira, os pesquisadores descobriram que aqueles que foram incluídos em um programa de exercícios aeróbicos - 30 a 40 minutos diários, quatro vezes por semana - relataram uma melhoria considerável na qualidade do sono, fazendo com que seu status mudasse de “insones” para “bons de cama” em 16 semanas. Além disso, os exercícios foram associados a uma redução nos sintomas depressivos, a uma maior vitalidade e menos sonolência diurna.

“Isso é relevante para uma enorme porção da população, pois a insônia aumenta com a idade. Em torno da meia idade, o sono começa a mudar drasticamente, e é essencial que identifiquemos formas comportamentais de melhorar o sono”, destacou a pesquisadora Phyllis Zee. “Agora, temos resultados promissores mostrando que o exercício aeróbico é uma estratégia simples para ajudar a dormir melhor e a se sentir mais revigorado”, concluiu.

Fonte: Sleep Medicine. Edição prévia de outubro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários