Notícias de saúde

Fatores relacionados com a depressão durante a gravidez: existem diferenças de gênero?

28 de abril de 2008 (Bibliomed). Quais são os fatores que determinam a ocorrência de depressão em um casal durante a gravidez? E quem fica mais deprimido, o homem ou a mulher?

Com o objetivo de determinar as diferenças do gênero entre mulheres e seus parceiros no efeito de fatores psicossociais e pessoais na depressão durante o terceiro trimestre da gravidez, pesquisadores espanhóis realizaram uma pesquisa que englobou pessoas da cidade de Valencia, Espanha. A pesquisa foi publicada na revista Journal of Epidemiology and Community Health de maio de 2008.

A pesquisa foi realizada entre 687 mulheres e seus parceiros (n = 669) particpantes do programa pré-natal da província do Valencia. O levantamento de dados foi realizado por meio de um questionário. A variável analisada foi a ocorr6encia de depressão durante o terceiro trimestre da gravidez.

Os resultados indicaram que a ocorrência de depressão da gravidez era mais elevado entre mulheres (10.3%) do que os homens (6.5%). Em ambos os sexos, a probabilidade de depressão durante a gravidez era mais elevado naqueles com descontentamento marital e entre aqueles cujo com uma história prévia de depressão. A gravidez não-planejada não aumentou o risco do depressão da gravidez nas mulheres ou nos homens.

Ainda segundo os autores, a maioria de fatores preditores de depressão durante a gravidez são similares para ambos os sexos, mas um impacto das diferenças de gênero no apoio social recebido durante a gravidez pode fazer diferença.

Fonte: Journal of Epidemiology and Community Health 2008;62:410-414

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários