Notícias de saúde

Tomar café da manhã pode evitar a obesidade na adolescência

12 de março de 2008 (Bibliomed). Alimentar-se regularmente é uma recomendação freqüente nas diferentes dietas, inclusive de emagrecimento. Agora, um novo estudo publicado na revista Pediatrics de março de 2008 indica que adolescentes que tomam o café da manhã regularmente têm uma dieta mais saudável e são mais fisicamente ativos durante toda a adolescência do que aqueles que simplesmente "pulam" o café da manhã.

No estudo, os investigadores analisaram os padrões de dieta e peso de um grupo de 2.216 adolescentes durante um período de cinco anos (1998-1999 a 2003-2004) das escolas públicas em Minneapolis-St. Paul, Minnesota.

Os pesquisadores verificaram que os adolescentes que ingeriram café da manhã regularmente ingeriram uma menor percentagem do total de calorias de gordura saturada e se alimentaram de mais fibras e carboidratos do que aqueles que evitaram a primeira refeição do dia. Ao longo do tempo, os cientistas descobriram que adolescentes que regularmente se alimentavam no café da manhã tendiam a ganhar menos peso e tinha um menor índice de massa corporal.

Os resultados sugerem que incentivar as crianças e adolescentes tomar o café da manhã e a diminuir o tempo de TV são formas importantes de lutar contra a obesidade na adolescência.

Segundo os autores, embora adolescentes possam pensar que evitar o café da manhã possa ser uma boa maneira de economizar calorias, as conclusões sugerem o oposto. Comer uma refeição saudável pode ajudar a evitar o excesso de alimentação dos adolescentes no fim do dia.

Fonte: Pediatrics, March 2008; vol 121: e638-e645.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários