Publicidade

Notícias de saúde

Alérgenos caseiros podem piorar os quadros de eczema da pele

04 de março de 2008 (Bibliomed). Pesquisadores da Coréia do Sul acabam de comprovar uma situação da qual já se suspeitava: a de que substâncias capazes de desencadear alergias (ou alérgenos) de ocorrência domiciliar são capazes de piorar a cicatrização de lesões de pele de tipo eczema.

O eczema é uma doença da pele caracterizada pelo surgimento de lesões generalizadas sob forma de placas, manchas ou bolhas, devido a uma reação por contato local ou por ação de uma agressão sistêmica.

A pesquisa, publicada na revista Journal of Investigative Dermatology, foi realizada em seres humanos e em camundongos de laboratório. Nos humanos, após uma área de  abrasão superficial ter sido criada no antebraço de voluntários (para simular um eczema), foi aplicada poeira ambiental no local. Verificou-se um retardo no processo cicatricial da pele, que desapareceu após algumas horas.

Os pesquisadores conduziram um experimento similar na pele de camundongos com abrasão, exposta à poeira ambiental e a alérgenos de baratas. Observaram que a pele dos camundongos cicatrizou mais lentamente após exposição aos alérgenos.

Fonte:  Journal of Investigative Dermatology, Feb. 28, 2008; online edition

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: