Publicidade

Notícias de saúde

Aleitamento materno leva a melhor aceitação de frutas e vegetais

30 de janeiro de 2008 (Bibliomed). A adoção de hábitos alimentares saudáveis deve ser iniciada desde a tenra infância, uma vez que garante crescimento e desenvolvimento adequados. O consumo regular de frutas e vegetais proporciona o aporte de nutrientes, vitaminas e minerais essenciais para a harmonia do funcionamento corporal. Pesquisadores norte americanos do Monell Chemical Senses Center publicaram um estudo na revista Pediatrics onde observaram a influência do aleitamento materno e hábitos dietéticos da progenitora na aceitação de frutas e vegetais verdes pelas crianças com 4 a 8 meses de vida.

Participaram da pesquisa 45 infantes, sendo que 44% estavam sob aleitamento materno. Os resultados apresentados demonstraram que o aporte de calorias fornecido pelas frutas foi maior que o obtido pelos vegetais consumidos pelas crianças. Os infantes que recebiam leite materno como fonte alimentar apresentaram melhor aceitação das frutas e vegetais, sobretudo quando suas mães guardavam o hábito regular de ingestão destes alimentos.

Dessa forma, os autores concluem que o aleitamento materno confere uma vantagem inicial na aceitação de frutas e vegetais verdes pela criança, especialmente quando tais nutrientes são consumidos pela progenitora. O estímulo ao consumo de frutas e vegetais deve ser introduzido desde o início do desmame, independente da expressão facial da criança após ser lhe oferecidos tais alimentos.

Fonte: Pediatrics 2007; 120 (6): 1247 – 1254 (December). Doi: 10.1542/peds.2007-0858.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: