Notícias de saúde

Câncer de colo uterino – quais os riscos de surgimento do tumor?

28 de dezembro de 2007 (Bibliomed). O câncer de colo do útero é um dos tumores que mais afetam o sexo feminino. A aquisição do papiloma vírus humano (HPV), através de relações sexuais desprotegidas, constitui fator de risco singular para o aparecimento do câncer. O tumor é passível de diagnóstico, em fases precoces, pelo exame preventivo, ocasião em que as terapias disponíveis garantem maiores chances de cura. A existência de vacinas contra o HPV, também irá ajudar a prevenir uma grande parcela destes cânceres.

As mulheres com lesões pré-cancerosas, identificadas no exame preventivo, apresentam um maior risco de desenvolver o tumor do colo uterino, mesmo após 25 anos a exclusão dos achados anormais. Esta revelação foi efetuada por um pesquisador sueco da University of Gothenburg, que publicou um estudo na revista BMJ. A pesquisa, conduzida por 44 anos, contou com a participação de 132.493 mulheres.

Os resultados apresentados indicaram que cerca de 0,66% das participantes, desenvolveu câncer de colo do útero após a retirada completa da lesão pré-maligna, identificada em exames de triagem. As mulheres com este tipo de alteração, no exame preventivo, incorrem em risco de surgimento do tumor de colo uterino, duas vezes superior ao observado no restante da população feminina. O câncer da vagina também possui maior chance de ocorrer em mulheres com alterações pré-cancerosas, identificadas no exame preventivo.

As mulheres com lesões pré-malignas, observadas no exame de triagem para câncer de colo uterino, devem ser minuciosamente acompanhadas, a fim de que o tumor inicial possa ser surpreendido e devidamente tratado.

Fonte: BMJ Press releases;

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários