Notícias de saúde

OMS lança campanha para proteção contra mudanças climáticas

20 de dezembro de 2007 (Bibliomed). Os fenômenos ambientais catastróficos estão sendo cada vez mais comuns em todas as regiões do globo. Mudanças climáticas são percebidas no cotidiano das pessoas, bem como ao longo dos anos, onde períodos bem definidos de seca e chuva, calor e frio são inconstantes e irregulares. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançará uma campanha, que estará focada no Dia Mundial da Saúde de 2008, cujo tema é "Protegendo a saúde contra as mudanças climáticas".

Os esforços da OMS, em garantir a segurança e a paz globais, incluem o alerta sobre o impacto das modificações do clima sobre a saúde individual e coletiva. Os profissionais de saúde constituem a linha de frente, na identificação das repercussões que as alterações climáticas acarretam sobre a saúde, segundo afirma Dr Margaret Chan, diretora regional da OMS. As populações mais vulneráveis são aquelas residentes em países onde doenças como malária, desnutrição e diarréia são endêmicas, e cujo sistema de saúde é ineficaz em prover medidas de prevenção, detecção e controle das enfermidades.

As estratégias preconizadas pela entidade incluem a sensibilização de governantes, acerca da importância do controle dos agravos à saúde, relacionados às modificações climáticas, bem como ao esclarecimento da população mundial sobre medidas de prevenção dos agravos. Assim, o dia Mundial da Saúde de 2008, que ocorrerá em todas as partes do mundo, promoverá o envolvimento de comunidades e organizações, visando a promoção da saúde e esclarecimentos acerca de doenças associadas as mudanças no clima.

Fonte: WHO 2007 (23 October)..  

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários