Notícias de saúde

Castanha de caju também pode causar reações alérgicas

07 de Agosto de 2007 (Bibliomed). A alergia alimentar é uma situação comumente encontrada na faixa etária infantil e o principal fator associado ao seu desenvolvimento é a introdução precoce de alimentos, os quais proporcionariam ao sistema de defesa, ainda frágil e imaturo da criança, a produção de uma resposta inadequada às proteínas alimentares.

Uma das situações freqüentemente observadas é a alergia ao amendoim e uma das manifestações mais importantes verificadas com esse fato é o choque anafilático, potencialmente fatal.

Pesquisadores ingleses, do Hospital Universitário de Cambridge, realizaram um estudo, cujos resultados serão publicados na revista médica Allergy, em agosto de 2007, sobre um outro alimento que nos últimos anos vem sendo também considerado como um potente causador de fenômenos alérgicos entre crianças: a castanha de caju.

De acordo com os pesquisadores, os casos de alergia à castanha de caju têm se tornado comuns, entretanto, os riscos de reações graves, tais como as observadas com o amendoim, ainda não estão bem esclarecidas.

Crianças com alergia reconhecida a amendoim foram comparadas às com alergia a castanha de caju. Praticamente, não se observaram diferenças quanto as apresentações dos fenômenos alérgicos, com exceção à asma, que foi mais prevalente entre aqueles com alergia ao amendoim. No entanto, sintomas cardiovasculares e de chiera foram mais relatados entre os pacientes com alergia à castanha de caju, sendo que neste grupo, a necessidade de adrenalina intramuscular, para o tratamento nas exacerbações alérgicas, ocorreu maneira mais pronunciada.

Os autores consideram que os pais ou responsáveis por crianças alérgicas devem ficar atentos quanto à possibilidade de desenvolvimento de sintomas importantes associados à ingestão de castanha de caju. O quadro alérgico pode exigir, muitas vezes, a necessidade de intervenção médica de emergência.

Fonte: Allergy; 62 (8): 913 – 916 (August 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários