Notícias de saúde

Reações alérgicas às vacinas Covid-19 podem ser uma resposta ao estresse

10 de agosto de 2023 (Bibliomed). As reações alérgicas às vacinas contra Covid-19 são raras e um novo estudo questiona se muitas das que ocorrem são mesmo reais. Em um pequeno novo estudo com 16 pessoas que disseram ter sofrido uma reação alérgica a uma dose da vacina Pfizer, aqueles que receberam uma vacina placebo (falsa) de acompanhamento tiveram maior probabilidade de reclamar de outra rodada de reações "alérgicas" do que aqueles que receberam a vacina de verdade.

Esse fenômeno é algo que os médicos conhecem há muito tempo e até tem um nome: síndrome de resposta relacionada ao estresse de imunização (ISRR). Os pesquisadores explicam que isso já foi relatado várias vezes na literatura médica antes do surgimento do Covid-19, mas a pandemia parece ter acentuado.

O estudo envolveu 15 mulheres e um homem, com idade média de 45 anos. Todos disseram ter experimentado sintomas indicando uma reação alérgica sistêmica após receberem a primeira dose da vacina Pfizer. Todos eles receberam uma segunda dose da vacina ou uma injeção de placebo – eles não foram informados – em uma unidade de terapia intensiva de hospital.

Após essa fase do teste, 13 dos pacientes receberam uma injeção real da Pfizer de maneira "não cega", o que significa que sabiam que estavam recebendo a vacina real. Eles também fizeram testes cutâneos, procurando sinais de uma reação alérgica real. Os resultados: dos 16 pacientes, 11 que receberam a vacina falsa desenvolveram manifestações não alérgicas (início médio: 3 minutos), como dormência, formigamento, tontura, aperto na garganta, disfagia [dificuldade para engolir] e hipertensão transitória [hipertensão arterial pressão] consistente com resposta relacionada ao estresse de imunização.

Esse número foi maior do que as nove pessoas que tiveram reações semelhantes após receberem a dose real nas duas fases do estudo. Em quase metade (45%) dos casos, a reação foi considerada "moderada-grave", devido ao nível de angústia que os indivíduos estavam sentindo. No entanto, depois que os resultados dos testes cutâneos voltaram, apenas 3 dos 16 participantes foram considerados como tendo uma reação alérgica real à sua segunda injeção da Pfizer. Nenhum dos sintomas que ocorreram nas pessoas após uma vacina placebo foi devido a uma resposta alérgica real.

Os pesquisadores ressaltam que nada disso significa que as pessoas não apresentem sintomas após receberem uma vacina - apenas que uma alergia inata pode não ser a causa. Segundo eles, as pessoas tiveram amis reações ao placebo do que à vacina real, sendo que quase todos eles apresentavam algum tipo de sintoma, e os sintomas típicos não eram realmente alérgicos, mas poderiam imitar uma reação alérgica.

Fonte: 2023 American Academy of Allergy, Asthma & Immunology Annual Meeting (AAAAI 2023).

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários