Notícias de saúde

Síndrome do pânico afeta batimentos cardíacos durante o sono

02 de Agosto de 2007 (Bibliomed). O transtorno do pânico ou síndrome do pânico é um tipo de distúrbio de ansiedade que se caracteriza por recorrência de ataques de pânico. Usualmente os ataques são inesperados e o indivíduo doente sofre uma preocupação antecipatória persistente, com a possibilidade de novos episódios, fato que gera importantes limitações na vida social. Os ataques de pânico costumam cursar com sintomas fiscos proeminentes, tais como coração acelerado, sudorese, tremores, sensação de sufocação, náuseas, cólicas abdominais, tonteira. Também se associam a medo intenso de morrer ou perder o controle, sensação de estar fora de si e da realidade.

Um grupo de pesquisadores norte americanos publicou um estudo na revista Journal of Anxiety Disorders, no qual avaliaram as mudanças da atividade cardíaca de pacientes portadores de transtorno do pânico, durante o período de sono. Foram incluídos na pesquisa 32 doentes com relatos de ataques de pânico noturno, 17 com história de ataques diurnos e 17 voluntários sadios.

Os resultados apresentados demonstraram que o coração modificou seu ritmo com maior frequencia, durante o sono, no grupo de pacientes com ataques noturnos de pânico, em comparação aos outros indivíduos estudados. As vítimas de ataques de pânico noturno revelaram medo de dormir, em decorrência do risco de surgimento dos sintomas, bem como dificuldade em relaxar.

Fonte: Journal of Anxiety Disorders 2007 Doi: 10.1016/j.janxdis.2007.03.010.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários