Notícias de saúde

Vacina contra o HPV: uma nova arma contra o câncer do colo do útero

24 de julho de 2007 (Bibliomed). O câncer do colo do útero é considerado mundialmente um dos principais cânceres que acometem as mulheres, sendo a segunda causa de morte por doença no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa doença atinge cerca de nove milhões de indivíduos do sexo feminino e mata aproximadamente cinco milhões a cada ano, apesar de ser dita como de fácil prevenção, através do exame ginecológico anual (Papanicolau ou preventivo).

Um dos fatores relacionados ao seu desenvolvimento é a infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano). A aquisição desse vírus está relacionada com situações tais como múltiplos parceiros sexuais, idade precoce da primeira relação e baixo nível sócio-econômico.

Atualmente, cerca de 70 subtipos do vírus são conhecidos, sendo os tipos 16, 18, 45 e 56 os mais associados ao câncer de colo.

Pesquisadores de diversas instituições internacionais, incluindo o Brasil, desenvolveram um estudo para avaliar a eficácia de uma vacina profilática, contra os subtipos 16 e 18 do HPV, em mulheres jovens. Os resultados até agora encontrados, foram publicados na revista inglesa The Lancet, em junho deste ano.

18.525 mulheres, entre 15 e 25 anos, participaram da pesquisa, sendo subdivididas em dois grupos: um que receberia vacina contra o HPV e outro, contra hepatite A, o qual seria o controle, nos meses 0, 1 e 6.

Após 14,8 meses de seguimento, os pesquisadores registraram 21 casos de câncer de colo de útero, causados pelo HPV tipo 16 ou 18, no grupo controle, contra apenas 2, no grupo da vacina contra esse vírus.

De acordo com esses dados, a vacina apresenta uma eficácia relativamente alta contra essa enfermidade, um fato de extrema importância para a saúde publica global e, dentro em breve, deverá estar sendo utilizada como uma nova arma na prevenção do câncer cervical.

Fonte: The Lancet; 369 (9580): 2161 – 2170 (June 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários