Notícias de saúde

Batata frita em óleo de milho – alívio para o coração

28 de junho de 2007 (Bibliomed). O consumo de alimentos ricos em gorduras trans, a exemplo dos salgadinhos, fast - food e chips, são um dos principais responsáveis, juntamente a outros fatores, pelo desenvolvimento de aterosclerose e demais doenças cardiovasculares.

Com o intuito de promover uma redução da quantidade de gorduras saturadas e trans, dos lanches consumidos e, dessa forma, melhorar a saúde do coração, pesquisadores da Universidade do Alabama, EUA, e colaboradores, tentaram implementar o uso de ácidos graxos poliinsaturados, encontrados por exemplo no óleo de canola e milho, na produção desses alimentos. Os resultados estão no American Journal of Clinical Nutrition, de junho deste ano.

Para constatar se as gorduras poliinsaturadas e com baixas taxas de trans eram eficazes, na redução do colesterol total e LDL (principais causadores da aterosclerose), os pesquisadores selecionaram 33 adultos que receberiam diferentes tipos de lanches, em três etapas distintas de 25 dias: uma, na qual o alimento teria pouca quantidade de gordura; outra, com grandes quantidades de gorduras poliinsaturadas e uma terceira, na qual a gordura empregada no alimento seria a saturada e rica em trans. Para cada fase seriam dosadas as taxas de colesterol total, triglicérides e LDL.

Ao final do estudo, os pesquisadores constataram que a mudança da gordura, usada na preparação dos salgadinhos, para aquela rica em ácidos graxos não saturados e pobre em trans, foi capaz de promover a redução do colesterol total, LDL e triglicérides do organismo. Portanto, o consumo de lanches com essas medidas pode se tornar benéfico, promovendo a redução do risco de doenças cardiovasculares.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition; 85 (6): 1503 – 1510 (June 2007)

  • Leia mais e comente sobre esta notícia no Blog de Boa Saúde
  • Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

    Faça o seu comentário
    Comentários