Notícias de saúde

Depressão e ansiedade são transtornos presentes em adolescentes com asma

12 de junho de 2007 (Bibliomed). A asma é uma doença crônica presente em todas as idades. Normalmente, suas primeiras manifestações ocorrem na faixa pediátrica, podendo perdurar por toda a vida. Muitos são os fatores possivelmente associados ao seu desenvolvimento, como alterações genéticas, ambientais, imunológicas e, até mesmo, emocionais.

Alguns pesquisadores da Universidade de Washington e colaboradores, interessados na possível relação existente entre fatores psicossociais e o desenvolvimento da asma, realizaram um estudo publicado recentemente no General Hospital Psychiatry, na edição de maio – junho deste ano.

767 adolescentes, entre 11 e 17 anos, sabidamente portadores de asma e em tratamento foram avaliados. Os autores realizaram entrevistas por telefone, nas quais pelo menos um dos pais e o próprio paciente responderiam as questões acerca de sintomas psicossociais e sobre o grau dos sintomas da doença.

O que se observou ao final do estudo é que aproximadamente 16% dos entrevistados apresentavam sintomas que preenchiam os critérios para transtornos ansiosos e depressivos, estando associados à asma. Esses fatos devem ser investigados pelo médico assistente, de forma a encaminhar esses jovens pacientes ao serviço de psiquiatria e reduzir os impactos sociais relacionados a essa doença.

Fonte: General Hospital Psychiatry; 29 (3): 214 – 222 (May – June 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários