Notícias de saúde

Piperazina: droga recreacional perigosa.

28 de maio de 2007 (Bibliomed). A Piperazina é um medicamento utilizado há muitos anos para o tratamento de infestações parasitárias, em especial a ascaridíase e a oxiuríase. Entretanto, notícias recentemente publicadas em jornais e revistas, reportam que essa medicação vem sendo utilizada como uma droga recreacional entre jovens.

Um artigo publicado no BMJ, em maio deste ano, relata um caso de intoxicação por Piperazina ocorrido no Reino Unido. Segundo os autores, a vítima, uma jovem de 18 anos de idade, apresentou um colapso em uma casa noturna em Londres, 10 minutos após a ingestão de comprimidos do medicamento. Recebeu assistência médica em tempo hábil e se recuperou com o tratamento feito com benzodiazepínicos. De acordo com relatos da adolescente, ela ingeriu a medicação pensando tratar-se de anfetaminas ou ecstasy.

A Piperazina é um medicamento considerado seguro para o tratamento de parasitoses. Entretanto, em casos de intoxicação por dose exagerada, pode ocasionar dor de cabeça, agitação, incoordenação, alterações visuais, convulsão, tremor, fraqueza, náuseas, vômitos, entre outros sintomas.

O caso acima foi o primeiro relatado, mas muitos possivelmente não foram identificados corretamente. Médicos e socorristas devem estar atentos à possibilidade de novas ocorrências.

Fonte: BMJ; 334 (7600): 927 (May 2007) doi: 10.1136/bmj.334.7600.927-a

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários