Notícias de saúde

Mycobacterium bovis : agente potencial para novos casos de tuberculose

02 de maio de 2007 (Bibliomed). A tuberculose, uma doença que há séculos encontra-se presente pelo mundo, apresenta como principal agente causador o Mycobacterium tuberculosis, uma espécie de bactéria. Até a algum tempo, considerava-se que outras espécies de micobactérias, como Mycobacterium bovis, raramente causariam doenças em humanos, estando esta última possivelmente associada à ingestão de leite não pasteurizado de animais contaminados e encontrada principalmente em pacientes mais velhos.

Entretanto, um fato chamou a atenção de pesquisadores do Health Protection Agency Center for Infections, em Londres: a possibilidade do M. bovis poder ser transmitido de pessoa para pessoa. Esse assunto, de grande importância para os sistemas de saúde, foi publicado no The Lancet, em abril deste ano.

A idéia da tuberculose, ocasionada pelo M. bovis, poder ser transmitida de pessoa para pessoa, surgiu a partir da análise de 6 casos ocorridos no período de 2001 a 2005. Os pesquisadores observaram que todos os acometidos eram pacientes jovens e nascidos no Reino Unido. A maioria desses indivíduos desenvolveu a tuberculose pulmonar e apenas um faleceu de meningite, devido ao agente citado. Quatro desses pacientes apresentavam fatores de risco favoráveis ao desenvolvimento de tuberculose e todos tiveram como link social comum, a visita a bares de duas regiões distintas. Com exceção de um caso, não houve nenhuma associação entre o consumo de alimentos não pasteurizados ou relação com animais contaminados.

A transmissão e subseqüente desenvolvimento da doença parecem estar associados a fatores ambientais e individuais. Entretanto, os achados encontrados, sugerem fortemente a possibilidade da transmissão de pessoa para pessoa do M. bovis, tornando-se um agente em potencial para a ocorrência da tuberculose. Os pesquisadores sugerem que o controle dos casos deve ser sempre realizado e medidas sanitárias eficazes devem ser empregadas para evitar novos casos.

Fonte: The Lancet; 369 (9569): 1270 – 1276 (April 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários