Notícias de saúde

Acúmulo de gordura nas artérias eleva risco de problemas cardíacos

20 de abril de 2007 (Bibliomed). As doenças cardiovasculares são as enfermidades responsáveis pelo maior número de mortes na população geral. Os principais fatores de risco para doenças cardíacas são a pressão alta descontrolada, o diabetes mellitus não tratado, o aumento do colesterol no sangue, o hábito de fumar, dentre outros. Sabe-se que a presença de tais fatores de risco, condiciona o acúmulo de gordura na parede das artérias (aterosclerose), em diversas regiões do corpo, sendo este um dos principais mecanismos de ocorrência de eventos cardiovasculares fatais (como o infarto do coração, derrames, isquemia de membros).

Um grupo de pesquisadores escreveu um estudo na revista JAMA (The Journal of the American Medical Association), em Março de 2007, no qual procuraram avaliar o risco de surgimento de eventos cardiovasculares fatais, em indivíduos portadores de doença aterosclerótica. Participaram da pesquisa, doentes com quadros de doença arterial secundária ao acúmulo de gordura nas artérias do coração, do cérebro e dos membros inferiores, os quais foram acompanhados durante um ano, a fim de se definir a magnitude dos eventos cardiovasculares adversos ocorridos.

Os resultados do estudo demonstraram que a ocorrência de infarto do coração, derrame cerebral e óbito, secundários a problemas cardiovasculares, foi maior, à medida que aumentava a quantidade de aterosclerose arterial. O surgimento destas complicações foi verificado com mais freqüência nos participantes portadores desta situação, nas artérias que nutrem o cérebro.

Assim, os autores ressaltam a importância das medidas preventivas no combate à aterosclerose arterial, de forma a evitar as complicações desta condição. O adequado controle dos fatores de risco, para doenças cardiovasculares, é uma medida muito útil na redução da chance de surgimento de doença aterosclerótica.

Fonte: JAMA. 2007; 297 (11): 1197 – 1206 (March 21).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários