Notícias de saúde

Melanoma: o diagnóstico precoce pode salvar vidas

16 de abril de 2007 (Bibliomed). O melanoma constitui um dos mais agressivos cânceres existentes. Muitas vezes passa despercebido, pois não acarreta sintomas significativos inicialmente. Entretanto, assim como para outras doenças, seu diagnóstico precoce pode ajudar extremamente no tratamento das pessoas acometidas.

Um artigo publicado no Current Opinion in Oncology, de março deste ano, apresenta os resultados de uma pesquisa a respeito da detecção precoce do melanoma e como essa ocorrência poderia influenciar na sobrevida dos pacientes.

De acordo com os autores, várias estratégias já são realizadas na tentativa de fazer o diagnóstico precoce desse tipo de câncer. O sucesso desse tipo de empreendimento foi alcançado principalmente nos grupos considerados de alto risco para o seu desenvolvimento, nos quais os primeiros sinais de surgimento são percebidos. Serviços de dermatologia e cosmética estão dando ênfase no diagnóstico precoce. Entretanto, o consenso atual é que um screening deve ser feito, para a identificação de indivíduos de alto risco, os quais se beneficiariam do uso da dermatoscopia (um tipo de exame no qual se observam as lesões dermatológicas detalhadamente, através de lupas), assim como a realização de fotografias de todo o corpo.

Pesquisas deverão ser feitas para se distinguir entre o melanoma indolente e o agressivo, de forma a desenvolver novas tecnologias que auxiliem no diagnóstico precoce, como uma estratégia de saúde pública para a detecção desse câncer.

Fonte: Current Opinion in Oncology; 19 (2): 109 – 115 (March 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários