Notícias de saúde

Dieta rica em fibras pode ajudar no tratamento do melanoma

24 de maio de 2022 (Bibliomed). As fibras são nutrientes essenciais no domínio da prevenção do câncer. Não se decompõe através da digestão e ajudam a manter a saúde intestinal e a prevenir cânceres, incluindo o câncer colorretal. No entanto, estudos recentes também descobriram que as fibras também podem ser um nutriente essencial para o tratamento do câncer.

Pesquisadores do Centro de Câncer MD Anderson da Universidade do Texas e do Centro de Pesquisa do Câncer do Instituto Nacional do Câncer descobriram que uma dieta rica em fibras pode ajudar os pacientes com melanoma a responder melhor aos tratamentos de imunoterapia. A dieta rica em fibras influencia o microbioma intestinal, o que afeta a capacidade de resposta.

A imunoterapia é uma opção de tratamento revolucionária para pacientes com câncer. Os profissionais médicos utilizam a defesa natural do sistema imunológico do corpo para reconhecer e destruir as células cancerígenas. A imunoterapia tornou-se rapidamente o caminho mais promissor para o tratamento bem-sucedido do câncer.

O estudo descobriu que pacientes com melanoma em tratamento de imunoterapia que comiam mais alimentos ricos em fibras, como grãos integrais e produtos frescos, sobreviveram mais tempo sem o crescimento do câncer do que pacientes com ingestão insuficiente de fibra alimentar. Os pesquisadores observaram que os pacientes que consumiram pelo menos 20 gramas de fibra alimentar por dia sobreviveram por mais tempo sem que a doença progredisse.

Essas descobertas significativas têm o potencial de salvar inúmeras vidas. A pesquisa também oferece uma plataforma para explorar outras maneiras pelas quais a dieta pode afetar a eficácia da imunoterapia.

Fonte: National Foundation for Cancer Research. 2022, NFCR.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários