Notícias de saúde

Prevenção de lesões em atletas amadores

15 de março de 2007 (Bibliomed). A prática regular de atividade física é uma das principais maneiras de se prevenir contra o surgimento de diversas doenças, bem como de manter uma vida saudável e com qualidade. No entanto, antes de iniciar a prática de algum exercício é necessária uma avaliação médica e uma adequada orientação, quanto a maneira correta de se exercitar. Quando praticados de maneira intempestiva, e sem treinamento prévio, algumas modalidades esportivas podem condicionar o surgimento de lesões músculo-esqueléticas e articulares.

Uma das modalidades esportivas mais associadas a ocorrência de lesões ortopédicas nos praticantes é o futebol, sobretudo quando este é realizado por amadores. Com o objetivo de avaliar os principais fatores de risco implicados na ocorrência de um tipo muito comum de lesão ortopédica, a torção do tornozelo, em praticantes de futebol, um grupo de pesquisadores publicou um estudo na revista The American Journal of Sports Medicine.

Foram acompanhados 312 atletas amadores, praticantes de futebol, por um período de 2 anos. Durante a pesquisa ocorreram 208 lesões de tornozelo, sendo que 139 destas eram torções. A maioria das torções foi decorrente de trauma por contato físico direto, sendo mais observada nos jogadores de defesa.

Além disso, percebeu-se que a maioria das torções de tornozelo, ocorreu após a segunda metade dos jogos. Outro fator de risco demonstrado foi a presença de uma torção de tornozelo prévia, a qual condicionava uma maior chance de ocorrência de nova lesão.

Assim, ressalta-se a importância de uma orientação especializada, a fim de prevenir a ocorrência de lesões ortopédicas durante a prática esportiva.

Fonte: The American Journal of Sports Medicine 2007; 35: 458 – 466.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários