Notícias de saúde

Dicas Olímpicas Ajudam a Prevenir Contusões

NOVA YORK (Reuters Health) - Como os atletas olímpicos previnem contusões? Todos temos visto incidentes dramáticos em que um atleta de reputação internacional se machuca e tem que abandonar a competição. Entretanto, considerando a quantidade de tempo gasto em treinamento, é impressionante que isso não aconteça o tempo todo.

Segundo Robert Leach, clínico-chefe da Equipe Olímpica dos Estados Unidos durante as Olimpíadas de 1984, a prevenção das contusões é absolutamente crucial para atletas olímpicos, até porque, eles têm apenas uma chance. Para Leach, a prevenção também é muito importante para atletas amadores.

Muitas vezes, as mesmas pressões que influenciam os atletas olímpicos contundidos também preocupam os atletas não profissionais.

"Também temos que lidar com treinadores, pais e amigos para reafirmar as decisões de tratamento que ajudamos os atletas a tomar", disse Leach. "Podem existir pressões para tratamentos intensos, mas temos que considerar de forma absoluta os melhores interesses para os atletas e sua saúde futura", explicou o médico.

Mesmo corredores casuais ou jogadores de vôlei de final de semana podem ser tentados a ultrapassar os limites ou "funcionar além da dor". As contusões não tendem a afetar as carreiras no caso de atletas que não participam de competições, mas podem afetar a saúde a longo prazo.

A cada ano, centenas de milhares de contusões relacionadas ao esporte são tratadas nos Estados Unidos. Para não entrar nas estatística deste ano, os especialistas dão algumas dicas de prevenção.

A American Academy of Orthopedic Surgeons (AAOS, sigla para Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos), organização profissional de clínicos especialistas em diagnosticar e tratar músculos, ossos, articulações e nervos, oferece dicas para prevenir contusões que se aplicam igualmente para atletas de qualquer nível.

A AAOS oferece as seguintes dicas gerais: - Incluir equilíbrio e variedade nas atividade para obter benefícios aeróbicos cardiovasculares assim como força e flexibilidade, - Aquecer e alongar os músculos antes de cada sessão, - Usar a forma, técnica e equipamento corretos.

Se não tiver certeza, fazer uma aula ou consultar um treinador profissional, - Aumento gradual do nível de exercícios. A AAOS recomenda usar a "regra dos 10 por cento", em que a atividade é aumentada não mais que 10 por cento por semana.

Se ultrapassar essa meta, pode levar a uma contusão, - Manter uma dieta apropriada, beber bastante líquido e permitir que o corpo tenha tempo para descansar e se recuperar entre as sessões, - Dar atenção ao que o corpo está mostrando. Se a atividade for dolorosa, pode precisar de mais descanso ou talvez esteja desenvolvendo uma contusão. Consulte um médico se estiver com problemas.

Bilhões de dólares são gastos a cada ano no tratamento de contusões relacionadas ao esporte ou exercícios. Mesmo não competindo em Sydney, é possível usar os mesmos métodos sensíveis que os atletas olímpicos usam para manter a saúde do corpo e prevenir contusões.

Mais informações sobre prevenção de contusões e dicas para esportes específicos podem ser encontradas no Web site da AAOS no endereço http://www.aaos.org. Está se referindo a atletas de final de semana. - Tirei o tom de conversa pessoal com o leitor - O endereço do site está certo.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários