Notícias de saúde

Prática do futebol amador pode determinar lesões ortopédicas graves

12 de Dezembro de 2003 (Bibliomed). A prática de exercícios acima do que o organismo é capaz de suportar pode ser importante causa de lesões ósseas e musculares – são vítimas disso os chamados "atletas de fim de semana", e, no nosso meio, destacam-se aqueles que são adeptos dos jogos de futebol amador.

Para avaliar a relação entre estas atividades esportivas e lesões ortopédicas, estudiosos do Departamento de Cirurgia Ortopédica da Universidade de Natal, na África do Sul, fizeram um levantamento para observar o número e os tipos de lesões graves decorrentes da prática amadora do futebol em pacientes admitidos no King Edward Hospital.

Os pesquisadores observaram um grande número de fraturas e outras afecções graves, mas em número semelhante à casuística de outros países.

Em seu artigo, publicado esta semana na revista British Journal of Sports Medicine, os pesquisadores alertam para a necessidade de medidas preventivas e orientações que objetivem diminuir a incidência desses tipos de lesões.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários