Notícias de saúde

Relacionamentos inseguros podem diminuir a imunidade corporal

08 de março de 2007 (Bibliomed). O sistema imunológico é o responsável em proteger o organismo contra as mais variadas agressões externas, sobretudo as causadas por agentes infecciosos, como as bactérias e os vírus. A função imune é realizada por diversos tipos de células, presentes em praticamente todos os órgãos e tecidos corporais.

O controle das funções de defesa do corpo é regulado por uma série de estímulos, sobretudo os provenientes do local que sofre agressão externa. No entanto, o sistema nervoso central também pode exercer influência na imunidade corporal, pois a parte do cérebro que coordena as emoções e os sentimentos tem projeções em órgãos do sistema imunológico.

Quando o indivíduo apresenta uma resposta de estresse duradoura, como a percebida em relacionamentos inseguros, ocorrem modificações imunológicas, conforme revelam um grupo de pesquisadores europeus que escreveram um trabalho na revista Psychosomatic Medicine em 2007.

A pesquisa foi conduzida com 61 mulheres, das quais foram colhidas amostras de sangue a fim de se avaliar a contagem de células do sistema imune e foi realizado um questionário acerca de relacionamentos pessoais e estresse.

Os resultados divulgados revelaram que a percepção pessoal de estresse correlacionou-se com uma redução da contagem sangüínea de células de defesa. Assim, os autores inferiram que relacionamentos inseguros, os quais cursam com elevação do estresse pessoal, se associam com menor imunidade, fato que pode trazer repercussões negativas à saúde do indivíduo.

Fonte: Psychosomatic Medicine; 69: 40 – 46 (2007).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários