Notícias de saúde

Osteoporose: como ela se apresenta na espondilite anquilosante?

05 de fevereiro de 2007 (Bibliomed). A osteoporose é uma doença na qual os ossos, com o tempo, tornam-se enfraquecidos e quebradiços. Ela é mais comum em mulheres, principalmente após a menopausa, mas os homens também podem ser acometidos. Sabe-se que a espondilite anquilosante (EA), uma doença que acomete algumas articulações do corpo, como as da coluna lombar e região do quadril, que se tornam dolorosas e de difícil movimentação, aumenta a chance de desenvolver a osteoporose. Mas essa doença também influenciaria o surgimento da osteoporose em todas as partes do corpo?

Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Rheumatology em fevereiro deste ano procura solucionar essa questão, até então sem resposta.

Para a realização do estudo, os pesquisadores avaliaram 26 pacientes com EA e os compararam com 33 pessoas saudáveis. Esses indivíduos foram separados de acordo com o sexo e a idade. Foram realizados exames de imagem (densitometria óssea e radiografias) do antebraço e do quadril, assim como exames laboratoriais em todos os participantes.

Os autores da pesquisa perceberam que algumas substâncias do corpo como a deoxypyridinoline urinária estavam muito elevadas, nos pacientes com EA, mas outras, como a osteocalcina, estavam muito baixas. Viram também que a densitometria óssea do fêmur (o osso da coxa) era pior do que as dos pacientes que não tinham espondilite anquilosante.

Pode-se dizer, portanto, que a osteoporose ocorre em todos os ossos do corpo, mas principalmente nas regiões onde existem sinais de inflamação, como nas articulações acometidas pela EA. Isso ocorre porque nessas áreas há uma menor reabsorção dos ossos e diminuição de sua formação, fatores comumente encontrados na osteoporose.

Fonte: Journal of Clinical Rheumatology;13(1):20-24 (February 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários