Notícias de saúde

Dia da Saúde Mental 2006: reduzindo os riscos de doenças mentais e suicídios

10 de outubro de 2006 (Bibliomed). A Organização Mundial de Saúde (OMS) dá suporte ao Dia da Saúde Mental 2006, que será comemorado hoje, 10 de outubro. O foco este ano é: Criando Alertas – Reduzindo os Riscos: Doença mental e Suicídios.

A comemoração chama a atenção para o suicídio como uma causa importante de morte prematura e capaz de ser prevenida. A OMS reconhece a necessidade de que se chame a atenção e se reduzam os riscos da ocorrência de suicídios, e, de uma maneira mais ampla, das doenças mentais.

Estima-se que 873.000 pessoas cometam suicídios todos os anos. A proporção por região do planeta varia muito, de 0,2% de todos os pacientes sob risco, na África, para 2,6% na região do Pacífico Ocidental. Entre os jovens, o suicídio é extremamente importante como causa da morte: é a terceira causa mais comum de morte entre os jovens de 15 a 35 anos.

Mais de 90% de todos os casos de suicídios estão associados com doenças mentais, tais como a depressão, esquizofrenia e alcoolismo.

Para ler todo o comunicado da OMS sobre o Dia da Saúde Mental 2006, visite o endereço http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2006/pr53/en/index.html .

Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS)

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários