Publicidade

Notícias de saúde

Viagra relacionado a apnéia do sono

03 de outubro de 2006 (Bibliomed). Um novo estudo, realizado na Universidade Federal de São Paulo, e publicado no último número da revista Archives of Internal Medicine traz uma preocupação para usuários do medicamento sildenafil (Viagra ®), utilizado no tratamento da disfunção erétil: a de que ele poderia agravar quadros de apnéia do sono.

A apnéia do sono é mais comum em homens do que em mulheres e ocorre quando a respiração é suspensa, durante o sono, por 10 segundos ou mais, devido a uma obstrução ou estreitamento das vias aéreas do nariz, boca ou faringe. Os sintomas decorrentes incluem o ronco e a perda do sono. Estudos recentes mostram que a apnéia do sono contribui para o desenvolvimento da disfunção erétil.

Na nova pesquisa, foram examinados os efeitos de uma dose única, de 50 mg, do sildenafil, versus uma dose de placebo, em 14 homens de meia-idade, que já eram portadores da apnéia do sono.

Os resultados mostraram que a utilização do sildenafil aumentou de modo significativo, a apnéia do sono nestes pacientes. Os pesquisadores também verificaram que a respiração se apresentava mais desordenada, com mais falhas por hora, entre os homens que usaram o sildenafil antes de dormir.

Os pesquisadores dizem que seus resultados são ainda preliminares, e baseados em um número pequeno de pacientes, e que mais estudos serão necessários para determinar, se o uso do sildenafil, poderia apresentar riscos para homens portadores de formas graves de apnéia do sono.

Fonte: Archives of Internal Medicine, Sept. 18, 2006; vol 166: pp 1763-1767.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: