Notícias de saúde

Estudo Confirma que Andar de Bicicleta Pode Causar Impotência

SÃO PAULO (Reuters) - Andar de bicicleta mais de sete horas por semana pode prejudicar a saúde sexual dos homens, segundo um estudo da Universidade Federal Paulista (Unifesp).

O estudo, que comparou a incidência da impotência entre homens que andam de bicicleta, homens que correm e que andam a cavalo, constatou que o problema atinge 40 por cento dos ciclistas. Entre os cavaleiros e corredores, a impotência foi detectada somente em 22 por cento.

Segundo Archimedes Nardozza Filho, do Setor de Disfunção Erétil da Unifesp, a impotência nos ciclistas está relacionada ao formato do banco da bicicleta.

"Os bancos mais estreitos fazem uma pressão excessiva nos nervos responsáveis pela ereção, interrompendo o estímulo nervoso na região", explicou Nardozza Filho.

Ele afirmou que esta é a primeira pesquisa do gênero feita no mundo. "Estudos anteriores realizados em Boston, nos Estados Unidos, já indicavam que ciclistas eram suscetíveis a problemas de disfunção erétil, porém, nunca se fez comparação", afirmou o pesquisador.

A pesquisa, realizado em 1998 com 218 paulistanos com idade média de 37 anos, incluiu integrantes do grupo dos "night bikers", pessoas que fazem bicicleta ergométrica em academias, corredores do parque Ibirapuera, homens que fazem esteira em academias e cavaleiros que praticam o esporte no Jóquei Clube.

Os resultados da pesquisa apontam que andar a cavalo não altera de maneira significativa a função erétil. Somente 2,9 por cento dos cavaleiros foram classificados no quadro de disfunção leve a moderada, enquanto que no grupo dos ciclistas 6,9 por cento se enquadraram nesta classificação.

Nardozza Filho recomenda que os ciclistas que não querem sofrer consequências negativas em função da prática do esporte devem escolher bicicletas com assentos mais largos e macios que distribuam o peso do corpo sobre o quadril e não apenas sobre a região entre as pernas.

O estudo foi publicado na última edição do jornal da universidade.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários