Notícias de saúde

Vitamina C Pode Acelerar Efeitos Nocivos do Cigarro

NOVA YORK (Reuters Health) - A vitamina C, um antioxidante conhecido por neutralizar os compostos que levam ao envelhecimento e a doenças degenerativas, pode acelerar estes processos em fumantes, sugere o estudo publicado no Archives of Biochemistry and Biophysics (Arquivos de Bioquímica e Biofísica).

Conforme os pesquisadores, os cigarros contém 4 mil substâncias químicas das quais cerca de 400 são conhecidas como causadoras de câncer. O cigarro também contém radicais livres - compostos que danificam as células e contribuem para o envelhecimento e doenças.

Na maioria das pessoas, antioxidantes como a vitamina C podem minimizar os efeitos dos radicais livres. Contudo, alguns estudos sugerem que certos antioxidantes podem não ajudar e até prejudicar os fumantes.

No estudo, a equipe de Abraham Z. Reznick do Techninon-Israel Institute of Technology, em Haifa, observou a saliva que contém antioxidantes e enzimas que protegem contra microrganismos, toxinas e outros compostos.

Para investigar os efeitos do cigarro na saliva de não fumantes, os pesquisadores expuseram saliva humana ao fumo e verificaram que o efeito das enzimas salivares foi reduzido em 71 por cento depois de três horas de exposição.

Quando adicionada à saliva, a vitamina C de fato acelerou a perda das enzimas protetoras. Entretanto, outros antioxidantes reduziram a perda da atividade enzimática.

"Em vez de servir como um antioxidante, na presença de saliva e cigarro, a vitamina C se transforma em um perigoso oxidante de substâncias", declarou Reznick.

Em entrevista à Reuters Helth, o pesquisador explicou que a saliva e o cigarro contêm metais como ferro e cobre que podem transformar a vitamina C em agente oxidante.

Conforme os pesquisadores, estudos anteriores mostraram que os fumantes retêm 30 a 50 por cento menos vitamina C no sangue que não fumantes.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários