Notícias de saúde

Telemedicina Pode Ajudar Paciente com Diabete

NOVA YORK (Reuters Health) - Pesquisas realizadas nos últimos anos sugerem a possibilidade da Internet ajudar a retomar as visitas dos médicos às casas dos pacientes através de chamadas virtuais. Agora, resultados de um novo estudo sugerem que os diabéticos podem cuidar melhor de sua saúde com a ajuda da "e-medicina".

Em um estudo entre 28 pacientes com diabete tipo 2 (não-dependente de insulina), pesquisadores do Exército dos Estados Unidos verificaram que consultas em casa via computador ajudaram os pacientes a manter o açúcar no sangue em níveis desejados, chave para prevenir complicações da doença como prejuízos renais, doenças nos olhos e danos nos nervos.

Os pacientes que receberam a visita virtual durante um período de três meses verificaram seus níveis de açúcar no sangue diminuírem em média 16 por cento e o peso cair em média 4 por cento. Perder peso e mantê-lo normal são importantes no controle da diabete.

A equipe chefiada pelo coronel Alan Mease da Centro Médico Regional do Sudeste no Forte Gordon, Geórgia, relatou as descobertas na edição de agosto do Military Medicine.

A e-medicina também conhecida como telemedicina pode incluir aspectos como videoconferência em tempo real entre pacientes e médicos ou entre médicos. Por exemplo, para conectar médicos de hospitais de pequenas comunidades a especialistas em centros maiores para ajudar no diagnóstico e tratamento de pacientes.

Neste estudo, os pacientes do grupo de telemedicina receberam um sistema de computador incluindo um monitor para pressão arterial e permitindo a conexão de áudio e vídeo através de linha telefônica.

A cada semana, os pacientes tiveram uma videoconferência com uma enfermeira falando sobre nutrição, exercício e a importância de aderir à medicação. As enfermeiras usaram e-mail para atualizar os médicos dos pacientes.

Os pacientes do grupo de controle receberam os cuidados tradicionais, ou seja, foram estimulados a visitar regularmente o médico e frequentar cursos de educação sobre diabete.

Três meses depois, o grupo da telemedicina conseguiu reduções maiores no açúcar no sangue e a média de peso caiu, enquanto a média de peso no grupo de controle cresceu um pouco.

Conforme o relatório, acredita-se que os diabéticos em tratamento intensivo para manter o açúcar sanguíneo perto do normal vivem em média cinco anos mais que aqueles com níveis de açúcar menos controlados.

Mease e seus colegas concluíram que a telemedicina é uma ferramenta valiosa para tratar diabete e o desenvolvimento tecnológico "pode levar ao aumento da e-medicine como fornecedor de sistemas de cuidado com informações compartilhadas para pacientes e serviços de saúde".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários