Notícias de saúde

Competição Entre Hospitais Beneficia Paciente

SÃO PAULO (Reuters) - A competição entre hospitais pode fazer bem à saúde dos pacientes. Pesquisadores norte-americanos descobriram que a competição era boa para um grupo de pacientes com doenças agudas e que o atendimento dirigido explica, em parte, porque a competição entre hospitais teve um efeito positivo.

"Pelo menos em mercados muito pouco competitivos, políticas para aumentar a competição entre hospitais são boas para os pacientes e a sociedade em geral", disse Daniel Kessler, da Escola de Comércio Stanford (Stanford Business School).

Em um estudo a ser publicado em Quarterly Journal of Economics, pesquisadores analisaram o efeito da competição nos gastos médicos e resultados de saúde de pacientes idosos cardíacos de áreas não-rurais que foram admitidos em hospitais entre 1985 e 1994.

Kessler e Mark McClellan, da Escola de Comércio Stanford, descobriram que na década de 80 a competição resultou em custos maiores e melhores resultados de saúde para os idosos norte-americanos com doenças cardíacas.

Entretanto, na década de 90, a competição levou a custos substancialmente mais baixos e taxas de mortalidade e complicações cardíacas muito menores. Em particular, após 1990, era cerca de 8 por cento mais caro ser tratado nos mercados hospitalares menos competitivos do que nos mais competitivos.

A qualidade de atendimento em mercados competitivos também era mais alta. A mortalidade entre pacientes dos mercados hospitalares menos competitivos era cerca de 1,5 por cento maior do que nas áreas mais competitivas. Pacientes dos mercados menos competitivos também apresentaram taxas mais altas de readmissão por complicações cardíacas.

Os pesquisadores concluem que o aumento do registro da população geral que recebe atendimento de saúde via seguro privado nos EUA (HMO) durante o período de estudo explica parcialmente a mudança no impacto da competição hospitalar por duas razões.

Desse modo, a competição hospitalar reduziu os custos e melhorou os resultados no período de estudo em áreas geográficas com taxas de registro em HMO acima da média. Além disso, os benefícios da competição são medidos principalmente através de pacientes de estados com alto registro em HMO do que através de pacientes de estados com baixo registro em HMO.

Kessler e McClellan sugerem que os efeitos do tratamento cada vez mais eficiente de pacientes do empresas privadas em HMO podem ter afetado favoravelmente o tratamento de pacientes do Medicare (sistema público de saúde, ao qual idosos e alguns pacientes específicos têm direito) de uma maneira que melhorou a produtividade médica.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários