Notícias de saúde

Pneumonia é frequentemente diagnosticada de forma errada

18 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Hospitais podem estar frequentemente diagnosticando pneumonia incorretamente, fazendo com que os pacientes recebam tratamentos errados e potencialmente fiquem mortalmente doentes. Mais da metade das vezes, um diagnóstico de pneumonia muda após a admissão de um paciente no hospital. Ou alguém inicialmente diagnosticado com pneumonia acabará realmente doente de outra coisa, ou o diagnóstico de pneumonia foi perdido quando um paciente entrou no hospital.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram registros médicos de mais de 100 centros médicos VA em todo o país. Mais de 10% das hospitalizações envolveram um diagnóstico de pneumonia. Eles descobriram que um terço dos pacientes que foram diagnosticados com pneumonia não foram diagnosticados com a doença quando deram entrada no hospital. Ao mesmo tempo, quase 40% das pessoas inicialmente diagnosticadas com pneumonia na verdade estavam doentes com outra coisa, e seu diagnóstico foi revisado durante o tratamento.

Essa incerteza era frequentemente evidente nas anotações dos médicos. Mais da metade das vezes (58%), as anotações sobre diagnósticos de pneumonia no pronto-socorro expressaram incerteza. Da mesma forma, as anotações sobre o diagnóstico no momento da alta expressaram incerteza em cerca de metade das vezes (48%).

As pessoas tendiam a receber mais tratamentos com um diagnóstico inicial de pneumonia que acabou sendo outra coisa, descobriram os pesquisadores. No entanto, em geral, eles não se saíram pior do que outros pacientes. Mas pacientes com pneumonia não detectada desde o início tendem a ter resultados piores, mesmo se a condição for finalmente detectada.

Fonte: Annals of Internal Medicine. DOI: 10.7326/M23-2505.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários