Notícias de saúde

Circuncisão leva a diminuição de infecções urinárias

12 de agosto de 2005 (Bibliomed). Tem sido descrito que a circuncisão em meninos levaria a uma diminuição do número de episódios de infecções urinárias nas crianças operadas. Com a finalidade de realizar uma análise de dados publicados acerca do efeito da circuncisão no risco de infecção urinária, pesquisadores do Children’s Hospital at Westmead, de Sydney, na Austrália, analisaram os dados publicados a respeito do assunto na literatura médica internacional.

Os resultados da análise dos dados foram publicados na revista Archives of Disease in Childhood de agosto de 2005.

Foram identificados dados de 402.908 crianças que haviam participado em 12 diferentes estudos. De um modo geral, nos resultados encontrados, a circuncisão esteve associada com um risco reduzido de infecções urinárias nas crianças que haviam sido operadas.

Entretanto, dado ao índice de infecção em meninos em geral ser de apenas 1%, o número de crianças a serem circuncidadas para prevenir uma única infecção seria de 111.

Os pesquisadores concluíram que a circuncisão deveria ser justificada apenas em crianças sob alto risco de infecção urinária.

Fonte: Archives of Disease in Childhood 2005;90:853-958

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários