Notícias de saúde

Células tronco são capazes de restaurar a visão

03 Maio de 2005 (Bibliomed). Uma forma pioneira de cirurgia que pode restabelecer a visão de pacientes usando células tronco foi desenvolvida para ajudar na recuperação de olhos danificados.

Um grupo de especialistas britânicos tratou pacientes com córneas danificadas transplantando células tronco humanas desenvolvidas em laboratório para os olhos dos pacientes.

Operações recentes em dez pacientes mostraram que a técnica restabeleceu visão em sete casos em pessoas que haviam perdido a visão após lesões oculares com ácido, álcali e metal fervente, ou por causa de lesões congênitas. O tratamento foi realizado no Centre for Sight, Queen Victoria Hospital, West Sussex, no Reino Unido.

O processo envolve colher células tronco que acontecem naturalmente no olho, e as desenvolver em camadas de células no laboratório. Depois de desenvolvidas as camadas, como uma membrana, elas são a seguir transplantadas para a superfície do olho danificado.

O tratamento deu resultados em pacientes que inclusive haviam sido submetidos anteriormente a cirurgias de transplante de córnea mal-sucedidas.

A informação foi divulgada na imprensa européia e na revista British Medical Journal.

Fonte: British Medical Journal

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários