Notícias de saúde

Cientistas Dizem que Cigarro Aumenta Risco de Sinusite

NOVA YORK (Reuters Health) - Os resultados de um novo estudo dão mais uma razão para parar de fumar: pessoas que fumam estão mais propensas a desenvolver dores de cabeça, congestão nasal e sinusite. A mesma pesquisa, entretanto, sugere que o fumo passivo não aumenta o risco do desenvolvimento da inflamação nasal.

Os pesquisadores alertam que o estudo não pesquisou se a exposição à fumaça do cigarro piora ou prolonga um caso existente de sinusite.

Judith E. C. Lieu e Alvan R. Feinstein, do Programa Clínico de Especialistas e Robert Wood Johnson da Escola de Medicina da Universidade Yale, em New Haven, Connecticut, basearam suas conclusões em uma pesquisa nacional com mais de 20 mil norte-americanos com 17 anos ou mais. Eles estimam que cerca de 35 por cento da população dos Estados Unidos apresente pelo menos um caso de sinusite a cada ano.

Mulheres, brancos não-hispânicos, negros e pessoas com renda alta apresentaram um risco maior de sinusite, afirmam os pesquisadores na edição de agosto do periódico Archives of Otolaryngology - Head and Neck Surgery.

Eles também descobriram que o fumo aumentou o risco do surgimento de sinusite. Pessoas que fumavam 11 ou mais cigarros por dia estavam cerca de 16 por cento mais propensas a ter sinusite do que não-fumantes, de acordo com o estudo. Risco maior foi similar em casos isolados e crônicos de sinusite.

Entretanto, os pesquisadores afirmam que estar exposto ao fumo passivo em casa não aumentou os casos de sinusite - agudo ou crônico.

"Os resultados desta pesquisa demonstram que o uso direto do tabaco, mas não a exposição passiva à fumaça em casa, pode estar relacionado a uma prevalência maior de sinusite", escreveram os pesquisadores.

Eles especulam que a nicotina, assim como outras substâncias químicas do tabaco e de sua fumaça, possam promover a sinusite afetando de alguma forma o nariz e suas secreções.

Talvez não haja substâncias suficientes no fumo passivo a ponto de causarem uma sinusite, sugerem os pesquisadores. Entretanto, pessoas com o problema devem evitar ficar perto da fumaça de cigarro, uma vez que os cientistas não conseguiram dizer se o fumo passivo pode tornar os sintomas mais graves.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários