Notícias de saúde
07 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Qualquer quantidade de cigarro fumado antes ou durante a gravidez aumenta o risco de problemas de saúde graves em recém-nascidos. É o que mostra um estudo realizado na Universidade Shangdon, an China.
Bebês têm 16% mais chances de sofrer problemas de saúde graves após o parto se suas mães fumaram "levemente" um ou dois cigarros por dia antes de engravidar. Esses recém-nascidos também têm um risco 13% maior de ir para a UTI neonatal. Além disso, esses riscos aumentam com a quantidade que uma mulher fuma e permanecem altos mesmo se ela parar no meio da gravidez.
Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados dos EUA sobre mais de 12 milhões de mães que deram à luz entre 2016 e 2019. Pouco mais de 9% das mães disseram que fumaram antes da gravidez, 7% fumaram no primeiro trimestre, 7% no segundo e 6% no terceiro.
Os pesquisadores analisaram se os recém-nascidos precisavam de ventilação após o parto ou tratamento para problemas pulmonares, infecções sanguíneas, convulsões ou problemas neurológicos graves.
Qualquer quantidade de fumo, antes ou durante a gravidez, aumentou o risco desses problemas de saúde potencialmente fatais em recém-nascidos. No geral, fumar antes da gravidez aumentou o risco de um recém-nascido ter mais de um problema de saúde neonatal em 27%, enquanto fumar durante a gravidez aumentou o risco do bebê em 31% a 32%.
Os recém-nascidos tinham 24% mais probabilidade de precisar de cuidados intensivos se a mãe fumasse antes da gravidez e 30% a 32% mais probabilidade se ela fumasse durante a gravidez.
Mesmo que uma mãe fumasse um ou dois cigarros por dia, seu bebê tinha um risco maior de problemas de saúde. O risco aumentava com a quantidade que uma futura mãe fumava. Por exemplo, recém-nascidos tinham um risco 31% maior de problemas de saúde e 29% maior de precisar de cuidados intensivos se suas mães fumassem 20 ou mais cigarros diariamente, em comparação com 16% e 13% de aumento de risco para um ou dois cigarros por dia.
Fonte: Journal of Epidemiology & Community Health. DOI: 10.1136/jech-2024-222259.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também