Notícias de saúde

Por que parar de fumar engorda?

14 de junho de 2011 (Bibliomed). Muitos fumantes, em especial mulheres, evitam largar o cigarro por medo de engordar. Por outro lado, quem fuma costuma morrer mais cedo e mais magro. Mas, por que isso acontece? Pesquisadores dos Estados Unidos e Canadá se uniram para solucionar essa questão, e descobriram que a nicotina realmente diminui o apetite, e o faz por meio da ativação de um grupo específico de neurônios no cérebro. A pesquisa foi publicada na revista Science.

Esses neurônios, conhecidos como receptores de melanocortina do hipotálamo, aumentam a atividade dos neurônios chamados de POMC (pró-opiomelanocortina) e de uma série de receptores de melanocortina 4, ou seja, a nicotina ativa células que sinalizam ao corpo que o indivíduo já comeu o suficiente.

Com essa descoberta, os cientistas acreditam que possa ser possível o desenvolvimento de novos tratamentos para obesidade usando a nicotina. Contudo, eles ressaltam que fumar acarreta em problemas tão ou mais graves e prejudiciais à saúde do que estar acima do peso.

"Fumar não implica ficar magro, mas muitas pessoas dizem que não param de fumar por medo de ganhar peso. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a manter seu peso após largar o cigarro e, eventualmente, ajudar também aos não fumantes que lutam contra a obesidade", disse Marina Picciotto, da Universidade de Yale (EUA).

Fonte Diário da Saúde, 13 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários