Notícias de saúde

Envelhecimento possibilita aos mais velhos terem uma visão geral dos problemas

10 de fevereiro de 2005 (Bibliomed). Pesquisadores já há muitos sabem que o envelhecimento muda a maneira como as pessoas conseguem ver o mundo. Entretanto, a maioria dos cientistas sempre acreditou que as pessoas mais velhas têm respostas e reações mais lentas e piores do que os mais jovens.

Agora, uma nova pesquisa demonstrou que o processo do envelhecimento na realidade melhora certas capacidades individuais das pessoas. As pessoas mais velhas parecem ser capazes de compreender o aspecto geral de uma determinada situação de maneira mais eficaz e mais rápida, se comparadas às pessoas na faixa dos 20 anos de idade.

Um novo estudo envolvendo um grupo com oito voluntários com média de idade de 23 anos, e um segundo grupo com oito pessoas mais velhas, com média de idade de 68 anos, comparou as reações dos dois grupos a alterações de imagens geradas por computador, onde se criavam problemas e perguntava em que direção imagens de barras de coloração e contraste diferentes iriam se moviam. Os pesquisadores monitoraram o tempo necessário para que os participantes no estudo se decidissem o por uma resposta

Nos resultados encontrados, o grupo das pessoas mais jovens gastou menos tempo para dar uma resposta quando as barras eram unicamente pequenas ou de baixo contraste; o grupo de voluntários mais velhos se saiu melhor quando as barras pequenas eram misturadas com outras mais largas e de alto contraste.

A equipe de pesquisadores concluiu que, ao verem as imagens de barras maiores, o grupo mais jovem se concentrou apenas nelas, deixando de observar as imagens menores, e assim perdendo a capacidade de compreender toda a situação computadorizada apresentada. Já o grupo de pessoas mais velhas foi melhor em captar a "visão geral" do problema computadorizado apresentado com imagens grandes e pequenas misturadas, sendo capaz de prever de modo mais correto a sua solução.

Fonte: Press release, McMaster University. Betts, L. Neuron, Feb. 2, 2005: vol 45.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários