Notícias de saúde

Poluição do ar pelo ozônio aumenta índices de mortalidade em centros urbanos

22 de novembro de 2004 (Bibliomed). Ao gás ozônio tem sido atribuído vários efeitos adversos sobre a saúde, sendo ele responsável por índices aumentados de admissões hospitalares e pela exacerbação de doenças respiratórias. Apesar de numerosos estudos tentarem estabelecer alguma associação entre as variações entre os níveis de ozônio e as taxas de mortalidade, a maioria dessas investigações obteve resultados inconclusivos.

Artigo publicado no último número do periódico Journal of the American Medical Association - JAMA - traz análise de dados estatísticos e epidemiológicos obtidos pelo Morbidity, Mortality, and Air Pollution Study. Essa iniciativa avaliou a qualidade do ar e os índices de mortalidade em 95 centros urbanos dos Estados Unidos entre os anos de 1987 e 2000.

De acordo com pesquisadores associados à Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, pequenos aumentos na concentração de ozônio no ar das cidades determina, no prazo de uma semana, aumentos relevantes na mortalidade geral e especifica (por doenças cardiovasculares e respiratórias), fato que alerta para a gravidade dos efeitos da poluição sobre a saúde pública.

Fonte: JAMA 2004;292:2372-2378.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários