Notícias de saúde

Exposição prolongada ao ozônio poderia levar a alterações cognitivas em idosos

15 de março de 2022 (Bibliomed). A poluição ambiental por material particulado tem sido associada ao desempenho cognitivo prejudicado. O material particulado fino flutuando em concentrações cada vez mais altas ao redor do mundo pode levar à demência e outras deficiências cognitivas, e as pessoas afetadas podem facilmente sobrecarregar os sistemas de saúde em áreas com populações mais velhas. Mas o efeito da exposição ao ozônio ambiente na função cognitiva permanece amplamente desconhecido. Pesquisadores examinaram a associação da exposição prolongada ao ozônio com o risco de comprometimento cognitivo entre uma coorte nacional representativa de 9.544 idosos chineses (com 65 anos ou mais).

Para o estudo, publicado na revista Environment International em janeiro de 2022, os pesquisadores optaram por se concentrar no ozônio ambiente.

Os resultados, segundo os pesquisadores, foram surpreendentes. Para cada aumento de 10 microgramas na exposição média anual ao ozônio, o risco de comprometimento cognitivo cresceu mais de 10%. Por meio de sua análise, os pesquisadores também descobriram que essa associação se manteve mesmo quando eles abstraíram fatores de risco individuais, como tabagismo, bebida e nível de educação. Ou seja, os adultos mais velhos na China que foram expostos a altos níveis de poluição anual por ozônio eram mais propensos a desenvolver deficiências cognitivas mais tarde na vida, independentemente de outras atividades em que estivessem envolvidos.

Os achados sugerem benefícios potenciais em retardar a progressão do declínio cognitivo entre adultos mais velhos se os níveis de ozônio forem reduzidos abaixo da nova Diretriz Global de Qualidade do Ar da OMS para poluição por ozônio. Há limitações para as descobertas, no entanto. A equipe de pesquisadores observou em seu artigo que os dados observacionais por si só são insuficientes para estabelecer uma ligação causal entre o ozônio e o declínio cognitivo em adultos mais velhos.

Fonte: Environment International. DOI: 10.1016/j.envint.2021.107072.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários