Notícias de saúde

"Anarquia" Pode Ser Mais Eficaz na Hora de Prestar Atenção

Por Merritt McKinney

NOVA YORK (Reuters Health) - Às vezes, a anarquia é a forma mais rápida de prestar atenção, afirmam pesquisadores norte-americanos. Se uma pessoa está olhando para algo, o cérebro consegue trabalhar mais rápido quando é permitido responder livremente ao que os olhos vêem do que se a pessoa faz uma busca mais metódica, de acordo com resultados de um novo estudo.

"Muitas coisas que você faz são resultado de uma série de pequenos atos que normalmente acontecem quase que automaticamente", disse o coordenador do estudo, Jeremy M. Wolfe, da Escola Médica de Harvard, em Massachusetts. Ele explicou que para falar uma frase, é exigido um número de passos complexos que não são notados. "Se você tenta pensar onde sua língua deve ir, você pode se ver, literalmente, com a 'língua amarrada"', afirmou Wolfe.

"Você pode dizer à sua atenção em que direção ir cerca de três ou quatro vezes em um segundo", disse Wolfe. "Neste período, deixada por si mesma, a atenção pode ter visitado 20 a 40 itens."

Wolfe e sua equipe chegaram a essa conclusão depois de observar pessoas realizando diferentes testes em que eles tinham que localizar e identificar letras específicas do alfabeto.

Em uma parte dos testes, os participantes se concentraram em certas posições onde eles sabiam qual seria a letra correta, uma situação que direcionou sua atenção a um ponto específico. Em outra série conhecida como teste de "anarquia ao acaso", as letras foram posicionadas em diversos lugares diferentes, o que exigiu uma busca mais livre.

Os participantes apresentaram uma tendência superior de rapidez, de duas vezes mais, durante os testes de anarquia ao acaso do que durante as buscas focadas, afirmam Wolfe e sua equipe na edição de 17 de agosto da revista Nature.

As descobertas não significam que um método de busca de forma livre é sempre melhor, entretanto, de acordo com Wolfe, se você está olhando para algo em um grupo pequeno - como suas meias favoritas na gaveta - provavelmente a forma mais rápida é deixar que o mecanismo de busca natural da mente faça seu trabalho, disse Wolfe.

Entretanto, se você está tentando achar algo muito pequeno em uma área grande, como procurar o Wally no livro "Onde está Wally", ou se o preço de fracasso é muito alto, como quando militares procuram locais de mísseis em uma foto de satélite, vale a pena gastar mais tempo direcionando a mente, disse Wolfe.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários