Publicidade

Notícias de saúde

Insuficiência renal pode ser induzida por ervas chinesas

24 de setembro de 2004 (Bibliomed). A Síndrome de Fanconi é caracterizada por perda de aminoácidos na urina, queda da taxa de sódio no sangue, hipoglicemia (queda na taxa de glicose sanguínea) associada à perda urinária de glicose, e acidose metabólica com aumento da taxa de cloro no sangue. Existem vários relatos da ocorrência desta Síndrome, evoluindo para a insuficiência renal, ligadas a ingestão de produtos herbários comumente usados como tratamento na China. A Síndrome de Fanconi parece ser reversível em seu estado inicial, mas progride rapidamente para insuficiência renal após 3 meses.

Relato de um caso publicado esta semana na revista Nephrology descreve o quadro de síndrome de Fanconi associada à insuficiência renal progressiva causada por uma erva chinesa contendo o ácido aristolóquico.

Segundo os autores do estudo, a ingestão de preparados de ervas chinesas deveria ser suspeitada toda vez em que um paciente com síndrome de Fanconi se apresentar com insuficiência renal, mesmo diante da negação do uso de tais misturas.

A insuficiência renal induzida pelo ácido aristolóquico do caso acima descrito só foi detectada após biópsia renal, uma vez que, quando questionada, a paciente (que tinha 43 anos) negou a ingestão de qualquer mistura de ervas.

Fonte: Nephrology Volume 9: Issue 3 Page range: 126 – 129

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: