Notícias de saúde

FDA concorda com painel de especialistas acerca do risco dos antidepressivos em jovens

20 de setembro de 2004 (Bibliomed). O Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA), na semana passada, deu apoio na semana passada às conclusões de um painel de especialistas de que os antidepressivos algumas vezes elevam o risco de comportamento suicida em jovens.

Segundo o comunicado do FDA, "o FDA apóia de uma maneira geral as recomendações" do painel que incluiu advertências duras para todos os antidepressivos vendidos como também a criação de um folheto em linguagem amigável para os pacientes para ser entregue com todas as prescrições.

Uma recente análise do FDA concluiu que duas ou três de cada 100 pessoas jovens tratadas com antidepressivos poderia enfrentar um risco elevado de idéias ou ações suicidas.

O painel disse que recomendações de segurança se deveriam ser aplicadas a todas as nove drogas estudadas, inclusive Prozac, Zoloft, Remeron, Paxil, Effexor, Celexa Wellbutrin, Luvox e Serzone (nomes dos medicamentos nos Estados Unidos).

Dados no comportamento suicida variaram entre as drogas, mas o painel se declarou impossibilitado de concluir que qualquer agente está neste momento livre de risco.

Só o Prozac, que também é vendido como medicamento genérico sob o nome de fluoxetina, foi aprovado pelo FDA para uso pediátrico.

Mais informações podem ser encontradas no site do FDA em http://www.fda.gov/bbs/topics/news/2004/NEW01116.html

Fonte: FDA - Food and Drug Administration

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários