Publicidade

Notícias de saúde

Mulheres não sabem interpretar resultado de exame de Papanicolau

02 de Junho de 2004 (Bibliomed). O exame de citologia vaginal, também denominado como Papanicolau, é muito revelador. Realizado durante o exame ginecológico, incomoda pouco. Usando uma espátula, uma escovinha ou uma esponja de algodão, o médico raspa suavemente a superfície do colo do útero para obter células, e também consegue amostras de dentro do canal cervical, introduzindo um tipo de cotonete longo. As células são enviadas ao laboratório para uma análise microscópica.

Este tipo de exame, realizado regularmente como triagem, está disponível na Inglaterra desde a década de 60. A forma com que as mulheres interpretam seus resultados é, até os dias atuais, muito variável.

Segundo estudo publicado na semana passada na revista Cytopathology, desenvolvido na Universidade de Nottingham, na Inglaterra, a maioria das mulheres submetidas a uma entrevista sobre o tema não foi capaz de fornecer adequadamente informações acerca das implicações dos resultados de seus próprios testes. Resultados positivos eram tidos como normais e vice-versa, e a maioria das mulheres não compreendeu a terminologia constante nos laudos técnicos.

Cabe aos médicos assistentes explicar adequadamente às suas pacientes os resultados deste exame.

Fonte: Cytopathology Volume 15 Issue 3 Page 142  - June 2004

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: