Notícias de saúde

Saúde dos dentes ligada às doenças cardíacas

25 de Fevereiro de 2004 (Bibliomed). Um novo estudo mostra que uma má saúde oral pode ser considerada como um fator preditor mais importante para doenças cardíacas do que fatores de risco geralmente lembrados, tais como um baixo nível de HDL ou "bom colesterol", ou uma alta taxa de triglicérides - um tipo de gordura - no sangue.

Na pesquisa, publicada na semana passada na revista Circulation, cientistas utilizaram 5 tipos diferentes de doenças bucais para criar um índice geral da saúde oral, chamado de Escore Dentário Assintomático (EDA). As doenças incluíram a pericoronite (uma infecção ao redor do terceiro molar), gengivite, faltas de dentes, a reabsorção dentária, e cáries.

Os pesquisadores usaram um modelo matemático para determinar o papel de cada uma dessas doenças na associação com doenças cardíacas em 256 pessoas que já possuíam doenças do coração, e compararam seus resultados com o mesmo estudo repetido em 250 pessoas que não tinham este tipo de doença, e que compunham um grupo de controle .

Embora este estudo demonstre que a saúde oral esteja significativamente associada com doenças do coração, os investigadores dizem que necessariamente não significa que uma má saúde oral cause as doenças cardíacas - disseram em seus comentários que mais estudos são necessários para determinar se uma má saúde bucal contribui ou é o resultado das doenças do coração. Porém, os autores sugerem que a saúde oral não só possa contribuir para doenças cardíacas através do processo inflamatório que causam, mas também pela má nutrição, uma vez que uma má dentição leva a pessoa a alimentar-se inadequadamente, pois não consegue mastigar alimentos mais adequados à saúde, como, por exemplo, as fibras.

Fonte:
Circulation: Journal of the American Heart Association, Feb. 17, 2004; vol 109

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários