Notícias de saúde

Crianças cardíacas têm maior probabilidade de problemas dentários

28 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Crianças com problemas cardíacos são mais propensas a ter cáries frequentes, dores de dente ou sangramento nas gengivas, mostrou estudo realizado pelo governo dos Estados Unidos.

Os pesquisadores utilizaram dados de uma pesquisa governamental em andamento sobre a saúde infantil. Entre 2016 e 2019, quase 120.000 pais responderam perguntas sobre a saúde bucal e cuidados dentários de seus filhos. Desses, quase 3.000 pais tinham filhos com problemas cardíacos.

No geral, esses pais eram duas vezes mais propensos a avaliar a saúde bucal de seus filhos como ruim a regular. E 1 em cada 6 disse que seu filho sofreu frequentemente dores de dente, sangramento nas gengivas ou cáries no ano anterior.

De todas as crianças com problemas cardíacos, cerca de um quarto também apresentava deficiência intelectual ou de desenvolvimento. E isso, segundo o estudo, foi parcialmente responsável por sua saúde bucal mais precária.

Não havia evidências de que crianças com doenças cardíacas iam ao dentista com menos frequência. De fato, cerca de 83% receberam atendimento odontológico preventivo no ano anterior, contra 80% das crianças sem problemas cardíacos.

Isso significava que 17% não receberam nenhum - um problema que afetou desproporcionalmente as famílias sem seguro de saúde. De todas essas crianças (com e sem doenças cardíacas), 56% foram ao dentista para um check-up no ano anterior.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report. DOI: 10.15585/mmwr.mm7106a1.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários