Notícias de saúde

Vitaminas podem combater perda visual na velhice

01 de Dezembro de 2003 (Bibliomed). A degeneração macular é a causa mais comum de cegueira em pessoas com mais de 65 anos. Esta situação ocorre quando a mácula (zona responsável pela visão detalhada e percepção das cores), começa a se deteriorar. Por vezes só afeta um olho e o paciente não nota diferença até a realização de um exame oftalmológico. Neste momento percebe-se o déficit visual no olho acometido.

Uma boa notícia foi agora divulgada a respeito desta condição: suplementos vitamínicos parecem prevenir a degeneração macular. Em 2001, pesquisadores descobriram um risco reduzido de degeneração macular e perda de visão em pacientes que tomaram altas doses de suplementos vitamínicos antioxidantes, vitamina C, E e beta caroteno, assim como zinco ou óxido de zinco. Agora pesquisadores do Jonhs Hopkins Medical Institutions em Baltimore tentaram estimar quantas pessoas no EUA poderiam se beneficiar de um maior uso destes suplementos.

Os pesquisadores concluíram que 8 milhões de americanos de pelo menos 55 anos de idade podem estar em risco de apresentar a doença. De acordo com este estudo publicado na edição de novembro da Archives of Ophthalmology, se toda essa população tomasse os suplementos utilizados no estudo anterior, mais de 300.000 deles poderiam evitar degeneração macular avançada e qualquer perda visual durante os próximos 5 anos.

Em um editorial que comenta o estudo publicado na mesma revista, Lee Jampol, um médico da Northwestern Feinbeirg School of Medicine em Chicago, disse que os suplementos devem ser utilizados somente em pacientes com degeneração macular de graus intermediários a avançados.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários