Notícias de saúde

Dependência da Internet pode arruinar vidas

12 de Agosto de 2003 (Bibliomed). Quando o uso intenso da Internet se transforma em dependência? Esta é a pergunta que Nathan A. Shapira, um psiquiatra da Universidade da Florida tem procurado responder desde 1997. Seu último estudo sobre o assunto foi publicado na semana na revista Depression and Anxiety, procurando desenvolver teorias a respeito do problema.

Não é segredo que muitas pessoas usam o computador para obter prazer, excitação, satisfação, relaxamento – com ou sem conotações sexuais. A maior parte do tempo online geralmente é gasto em navegar aleatoriamente, em salas de Chat, ou em jogos interativos.

Segundo o novo estudo, as pessoas que apresentam este tipo de compulsão pela Internet são as mesmas que tem uma tendência a jogar de maneira compulsiva em cassinos, ou comprar compulsivamente, ou se exercitar de maneira exagerada. Ou ainda, são pessoas com quadros de doença maníaco-depressiva. Este tipo de pessoa, em seu estado depressivo, busca refúgio na Internet. À medida que o uso da Internet se torna uma compulsão, a pessoa pode aprofundar-se ainda mais em seu quadro depressivo, tornando-se mais e mais mentalmente incapaz de fugir deste ciclo vicioso.

O tratamento a ser realizado pode ser semelhante ao de viciados em drogas ou álcool, segundo o trabalho publicado.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários