Notícias de saúde

Trombose venosa exige cuidados imediatos para evitar embolia pulmonar

07 de Agosto de 2003 (Bibliomed). A trombose venosa é a interrupção do fluxo de sangue em uma veia, provocada por um coágulo. Pode acometer uma veia superficial (TVS) ou profunda (TVP), sendo este segundo tipo o mais comum. A doença pede tratamento médico adequado o mais precocemente possível, pois sua evolução pode provocar a morte do paciente, devido ao fenômeno conhecido como embolia pulmonar, no qual os coágulos caem na corrente sanguínea, obstruindo a artéria pulmonar e/ou os seus ramos. Somente nos Estados Unidos estima-se 200 mil mortes ao ano causadas por trombo embolia-pulmonar.

"A trombose venosa é mais freqüente em mulheres com idade acima de 40 anos, embora a incidência esteja aumentando em pacientes jovens, devido ao uso dos anticoncepcionais É muito importante se tratar a doença precocemente e investigar a causa para melhorar o prognóstico", afirma o cirurgião vascular, coordenador da Equipe de Urgência em Cirurgia Vascular do Hospital São Luiz, Jorge Kalil. Segundo ele, para haver formação de coágulos, é necessário ocorrer alteração da parede das veias ou a diminuição da circulação de sangue, ou ainda, mudança em sua composição.

As causas mais comuns da TVS são injeção de medicamentos (analgésico, antibiótico etc.), drogas (cocaína e outras), varizes, tumores e infecções. No caso da TVP, que é bastante freqüente, comumente surge como primeiro sinal de outras patologias, tais como tumores – nos homens, em especial de próstata, pâncreas e pulmão; nas mulheres, ginecológicos, de estômago e intestino, por comprimirem vasos e também por induzirem ao surgimento de fatores de coagulação. A TVP é também conhecida como Síndrome da Classe Econômica do avião, resultante da inatividade por longo período, durante viagens longas, uso de gesso, fraturas, cirurgias ortopédicas, ginecológicas e grandes cirurgias abdominais.

"A doença pode também ser secundária à obesidade, proveniente da dificuldade de locomoção, de insuficiência cardíaca, varizes e anestesias, especialmente a geral. Uma causa importante de TVP é a hipercoaguabilidade, provocada devido à deficiência de antitrombina 3 (é uma substancia do sangue que mantém o equilíbrio da coagulação e a presença de anticorpos do tipo cardiolipina), de proteínas C e S, presença de lúpus (doença do colágeno). Em pacientes tratados no Hospital São Luiz, solicitamos estes exames quando não identificamos a causa da trombose", esclarece Kalil.

As mulheres ficam mais predispostas à doença durante a gravidez e o puerpério (período pós-parto). Fatores como o uso de anticoncepcionais, de substâncias empregadas em reposição hormonal, sobretudo quando associadas ao cigarro, também favorecem a doença. Procure fazer regularmente uma avaliação com um angiologista ou cirurgião vascular caso você faça uso de anticoncepcionais ou apresente dor, inchaço nas pernas ou varizes.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários