Notícias de saúde
30 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A partir de quinta-feira, as pessoas que estiverem circulando nos dez principais aeroportos do país vão receber um guia de esclarecimento sobre a trombose venosa profunda (TVP) e sua principal complicação precoce, a embolia pulmonar. O problema ganhou destaque em outubro, quando uma jovem britânica de 28 anos morreu no fim de uma viagem de 20 horas entre Sydney e Londres.
"A distribuição dos guias é importante devido à extensão dessa doença grave, que pode causar a morte e é muito custosa ao paciente e país, e também para mostrar que a prevenção é mais barata e melhor do que o tratamento", disse Jackson Caiafa, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).
De acordo com Caiafa, o caso da jovem britânica, que despertou a atenção do público para a "síndrome da classe econômica", como é conhecido o problema, "tornou mais urgente a conclusão do guia e a divulgação do tema junto à comunidade".
Durante a campanha, promovida pela Associação Médica Brasileira (AMB) em parceria com a SBACV e a Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial (SBMA) e com o apoio da Aventis Pharma, serão distribuídos guias nos aeroportos de Cumbica e Congonhas (São Paulo), Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Brasília (Distrito Federal), Salvador (Bahia), Recife (Pernambuco), Pampulha (Minas Gerais), Curitiba (Paraná) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul) por um mês.
"O guia esclarece a população sobre o que é a TVP e a embolia pulmonar, além de mostrar o que pode estimular seu aparecimento, quem está mais suscetível ao problema e como evitar seu desenvolvimento", segundo Caiafa.
Além da distribuição do guia, as entidades médicas pretendem desenvolver outras ações, como a realização de palestras educativas em companhias aéreas brasileiras e cooperativas de caminhoneiros e a confecção de filmes para serem exibidos nos vôos, afirmou Caiafa.
"É importante destacar que outras situações em que as pessoas ficam sentadas ou em pé por longos períodos, como caminhoneiros e até mesmo idosos que ficam jogando baralho por muitas horas, aumentam o risco do problema", disse o médico.
TVP PODE LEVAR À EMBOLIA PULMONAR
Caiafa explicou que a trombose venosa profunda é causada pela coagulação do sangue no interior das veias, principalmente as das pernas, sendo mais comum em pacientes internados como complicação de procedimentos cirúrgicos e clínicos.
"Por outro lado, existem pessoas não hospitalizadas que desenvolvem a TVP quando expostas a certas situações específicas como viagens longas", destacou Caiafa.
O processo que se inicia em uma das veias das pernas pode levar à formação de grandes coágulos. O desprendimento, parcial ou total, desses coágulos pode levar a sua migração e alojamento, agora com o nome de êmbolo, na artéria pulmonar, interrompendo a circulação e caracterizando a embolia pulmonar.
Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.
Veja também