Notícias de saúde

Vacina contra a meningite é incluída no calendário da Sociedade Brasileira de Pediatria

22 de julho de 2003 (Bibliomed).  A França e a Áustria são os primeiros países da Europa a obter a aprovação de reembolso da vacina que ajuda na luta contra a meningite pneumocócica, a vacina conjugada 7-valente. Essa forma de meningite é menos conhecida do que os outros tipos, porém já representa uma grande ameaça a lactentes e crianças em todo o mundo.

A Meningitis Trust (Fundação contra a meningite) elogiou a iniciativa e recomenda que outros países da Europa assumam o mesmo compromisso para proteger a saúde das crianças contra essa grave doença. "Como, em geral, as doenças pneumocócicas não são bem conhecidas, constituem-se em uma ameaça significativa à saúde de lactentes e crianças. As recentes recomendações na Áustria e França demonstram um forte empenho em reduzir a carga da doença pneumocócica e em proteger as crianças," disse Philip Kirby, Presidente da Meningitis Trust.

No Brasil a vacina foi incluída nesse ano no calendário anual de vacinas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A imunização de rotina com a vacina pneumocócica conjugada 7-valente reduz a morbidade e a mortalidade da doença pneumocócica, reduzindo conseqüentemente os custos e a utilização dos recursos destinados à saúde melhorando assim a qualidade de vida.

A aprovação e reembolso da vacina conjugada pneumocócica para ajudar a proteger contra doenças graves da infância causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae (S. pneumoniae) representam uma etapa significativa na redução da doença, especialmente entre crianças com menos de dois anos. A ampla faixa de crianças que serão beneficiadas com o reembolso na França e Áustria eliminará virtualmente as barreiras financeiras para a vacinação de lactentes, que apresentam maior risco, contra essa doença.

As vacinas pneumocócica conjugada 7-valente e vacina meningocócica conjugada do tipo C são comercializadas no Brasil pelo Laboratórios Wyeth.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários